A CreSpirit acaba de lançar seu novo game TEVI, um metroidvania bullet-hell, e repetindo a parceria com a GemaYue, agora junto com o designer de personagens Ein Lee e o compositor 3R2. Juntos com a tarefa de superar seu best-seller Rabi-Ribi, mas será que TEVI consegue essa façanha? Se você como eu também jogou Rabi-Ribi notará a incrível evolução neste novo game.

VzhuWi1iZ3JDNms=

TEVI oferece uma estrutura clássica de metroidvanias 2D: um mundo gigante para se explorar com vários inimigos para eliminar, muitos itens e habilidades para se recolher. Alinhado com uma pixel art de primeira e uma trilha sonora cativante, o game é embalado por seu ritmo cadenciado e bem equilibrado. Você consegue perfeitamente se adaptar as fases e novos monstros que vão aparecendo ao se explorar cada vez mais longe os mapas.

O game oferece um verdadeiro arsenal de habilidades para você utilizar e melhorar, liberando ainda mais combos e movimentos. Que além de golpes há poderes que podem ser mesclados com seus combos para ataque ainda mais destrutivos e devastadores. Você é uma máquina de matar, mas claro, os inimigos não pegarão leve, os chefes são desafiadores e podem lhe dar trabalho, mas nada impossível de se superar já que o game possui um sistema de dificuldade inteligente que se adapta ao progresso dos jogadores para que nenhum inimigo seja impossível de se matar, no entanto não quer dizer que eles pegarão leve.

O mundo de TEVI é repleto de passagens secretas e itens espalhados pelas fases, você deverá ir e voltar diversas vezes se quiser descobrir tudo o que há para ser revelado. Para te ajudar há muitas habilidades especiais que melhoram a exploração e também o combate. Como de costume em metroidvanias, há aqueles itens que você verá no mapa, mas não saberá como pegar, só o liberando algum tempo depois que conseguir a habilidade certa para chegar até ele. O mesmo ocorre com rotas e objetivos, onde você deve explorar outras regiões antes de conseguir ir ao local que deseja.

O game também possui cidades onde alguns objetivos no estilo RPG se desenrolam, com NPCs que além de novas missões podem lhe contar mais sobre a história deste mundo, e claro, lojas para se comprar itens e melhorias, além de servirem como um hub de teletransporte para as áreas já descobertas.

Slide https://www.madinfinite.com/static/images/big/15/tevi-014914.webp;;;https://www.madinfinite.com/static/images/big/15/tevi-014913.webp;;;https://www.madinfinite.com/static/images/big/15/tevi-014912.webp;;;https://www.madinfinite.com/static/images/big/15/tevi-014915.webp;;;https://www.madinfinite.com/static/images/big/15/tevi-014910.webp;;;https://www.madinfinite.com/static/images/big/15/tevi-014911.webp;;;https://www.madinfinite.com/static/images/big/15/tevi-014916.webp

É difícil não ver TEVI como uma sequencia (no mínimo espiritual) de Rabi-Ribi ficando complicado não os comparar, o que também não é ruim, já que Rabi-Ribi mesmo com alguns problemas pontuais, foi um grande sucesso e se transformou em um interessante caso de sucesso no nicho de games metroidvania + bullet-hell. TEVI segue este caminho e tudo indica que pode ser um novo sucesso entre os indie que está saindo do forno, o game consegue sem inventar a roda trazer mecânicas conhecidas e elementos já consagrados, fazendo tudo que se propõe com maestria trazendo muita diversão e dificuldade na dose certa.

Joguei a versão para PC, e após a demo, alguns elementos que achei meios estranhos foram corrigidos, o game está sem bugs e trava, bem balanceamento e você terá muito a explorar para liberar os segredos do mapas. Os combates são fluidos com comandos precisos, possibilitando que você consiga combinar e encaixar vários combos para eliminar os inimigos.

Mas nem tudo é perfeito, os sons de tiros e efeitos podem ser um pouco repetitivos, principalmente no som de fundo que mesmo cada área tendo sua musica tema, algumas são bem curtas fazendo um loop repetitivo que pode dar uma enjoada se você se propor a explorar de uma vez uma área. Alguns chefes podem dar bastante trabalho até mais do que imaginava, mas ai pode ser um problema meu, que sou realmente ruim para este estilo de game.

Não posso dizer que me surpreendi com TEVI, já que como mencionei, já era familiarizado com seu antecessor, mas o game consegue expandir e evoluir muitos elementos já conhecidos, e é uma pérola para os amantes de metroidvania e indico para todos que querem se aventurar divertida e desafiadora.

TEVI já está disponível no PC e Nintendo Switch e será lançado posteriormente no PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

SteamaHR0cHM6Ly9zdG9yZS5zdGVhbXBvd2VyZWQuY29tL3dpZGdldC8yMjMwNjUw

okardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Criei o site como hobby para postar conteúdos interessantes e aleatórios que vejo por aí.

Administrador, Earth, Solar system - Milky Way
expand_less