A CD Projekt RED prometeu um patch importante para o Cyberpunk 2077 em Janeiro e o estúdio assim o fêz, com a versão 1.10 a prometer uma série de correções de bugs, melhorias de estabilidade e, pelo menos para o PlayStation 4, a promessa de atualizações de desempenho reais.

E isto é crucial porque não temos absolutamente nenhuma dúvida de que as falhas podem ser retificadas e os glitches removidos, mas a questão fundamental é a seguinte. O hardware da geração anterior tem a potência para fornecer um nível consistente de desempenho que esteja muito mais próximo do objetivo de 30 FPS? A análise de desempenho da versão 1.10 nos dá otimismo em alguns aspetos, mas ainda há uma montanha para escalar.

Naturalmente, a versão 1.10 foi desde então atualizada com hotfix 1.11, que fornece essencialmente uma atualização para corrigir um par de bugs, mas a principal otimização e o impulso de estabilidade introduziram melhorias na gestão da memória, e abordaram uma grande variedade de bugs.

O que é curioso são as otimizações específicas da plataforma: fala-se de otimização de multidões para o PS4 Pro e PS5, mas certamente que o PS4 base também deveria melhorar? E porque é que estas otimizações não iriam também melhorar a situação para os utilizadores de Xbox One.

Por seu lado, a plataforma da Microsoft viu a gestão da memória mudar, especificamente em torno da criação de personagens, espelhos, digitalização de câmaras e muito mais.

Curiosamente, porém, os nossos testes sugerem que há mais melhorias - e uma vez que são as originais PS4 e o Xbox One que realmente precisam de muito trabalho, essas são as plataformas que inicialmente escolhemos para dar uma vista de olhos.

Algo que podemos relatar de imediato: não vimos o jogo a crashar, ou a bloquear. Isto não quer dizer que não tenhamos encontrado falhas e bugs, definitivamente encontrámos, mas limpar os problemas de colisão e proporcionar uma experiência mais estável é provavelmente o objetivo número um da CD Projekt RED.

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Jogar no PS4 padrão, também notámos algumas melhorias que não parecem ter sido reveladas nas notas do patch. Em primeiro lugar, a qualidade da imagem parece ter sido visivelmente melhorada. Mesmo com o vídeo comprimido que verá nesta página, o impulso para a clareza aqui deve ser evidente, talvez a CDPR tenha afinado a componente anti-aliasing temporal do renderizador, afinou o sharpening do post-TAA ou reduziu o pós-processamento pipeline. Independentemente disso, tem um aspeto mais limpo.

Conseguir uma fixação na resolução nativa neste jogo é um desafio devido à rapidez com que o pixel conta o deslocamento, mas a nossa impressão é que a resolução real de renderização permanece inalterada em relação ao código de lançamento, Cyberpunk 2077 apenas parece mais limpo.

Em cenários selecionados, também observámos um melhor desempenho no PS4, qualquer coisa até 5/6 FPS por segundo, o que é um feito e tanto, um salto significativo em termos percentuais. Curiosamente, vimos isto acontecer em cenários como o tiroteio de veículos com os scavengers após a primeira missão, onde a otimização do sistema de multidões declarada pela CDPR é pouco provável que tenha tido qualquer impacto.

Mais uma vez, a qualidade da imagem permanece mais clara e o conjunto de efeitos permanece o mesmo, pelo que este é um verdadeiro progresso. Mas é evidente que ainda estamos longe de uma experiência agradável. Outras áreas do jogo funcionam basicamente da mesma forma que antes e as questões de desempenho permanecem.

Em tiroteios frenéticos, ainda é possível que Cyberpunk 2077 caia abaixo dos 20 FPS no PlayStation 4, enquanto problemas relacionados com streamings ainda esteja presente. Ainda é muito difícil recomendar este jogo aos utilizadores da consola mais popular da última geração

Onde é que a versão 1.10 deixa o Xbox One S? Bem, parece que a melhoria da clareza da imagem vista na PlayStation 4 também se aplica ao Xbox One original, mas para além das melhorias na estabilidade geral, todos os nossos clipes de teste não revelaram um aumento notável do desempenho em comparação com o patch 1.02.

As travadas frequentemente prolongadas desapareceram, as melhorias na estabilidade também estão presentes, mas a forma real como o jogo se desenrola continua a ser tão insatisfatória como era anteriormente. Xbox é também onde experimentei uma falha particularmente grave, e uma questão que gostaria de ver abordada pela CDPR é a forma como se joga num Xbox pode ter impacto na experiência se se mudar para outra.

Por exemplo, se jogar no Series X em modo de qualidade, se mudar para o Xbox One ou Xbox One X você verá as taxas de FPS caírem para cerca de 15 FPS. Isto só pode ser totalmente resolvido limpando todos os jogos guardados dos Xboxs afetados. Vou deixar-vos a ver o vídeo para ver alguns dos outros bugs estranhos e falhas estranhas que encontrei em ambas as plataformas.

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À semelhança do nosso trabalho em The Witcher 3, o nosso objetivo é traçar o progresso dos vários remendos e atualizações de Cyberpunk 2077 ao longo do tempo, pelo que, tendo concluído o trabalho nas máquinas de base, o nosso olhar passa para consolas melhoradas.

Nos nossos testes iniciais, o PS4 Pro, embora ainda possua problemas graves em alguns cenários - parecia ser a escolha do grupo quando se tratava de jogar o jogo em sistemas da geração anterior.

Contudo, as impressões até agora sugerem que para além das melhorias de estabilidade, é ainda a mesma experiência no geral - os nossos casos de teste envolvendo multidões (uma área apontada pela CDPR como o foco do trabalho de otimização no 1.10) mostraram resultados inconclusivos, e certamente nenhuma melhoria que mudasse o jogo.

Em última análise, o nosso takeaway do patch 1.10, e mesmo 1.11, de Cyberpunk 2077 é bastante simples. Foram dados passos para eliminar as falhas do jogo e para melhorar a estabilidade em geral, o tipo de melhoria fundamental que deve prevalecer, mas embora haja algumas melhorias na forma como o jogo funciona, não responde à pergunta que tínhamos quando vimos a primeira demonstração: é realmente possível executar isto sem problemas num PS4 ou Xbox One?

No lado do PS4, há a sensação de que foram feitas algumas melhorias genuínas, mas ao mesmo tempo, se houvesse aqui otimizações fundamentais, teria esperado ver também algum tipo de melhoria no lado da Pro.

Com base nos planos revelados pela CDPR, esta irá entregar outro grande patch em fevereiro, por isso, iremos relatar isso à medida que e quando a atualização chegar.

Fonte: Eurogamer
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