A Entertainment Software Association (ESA), empresa por trás da Electronic Entertainment Expo (E3), anunciou que o evento deste ano está oficialmente cancelado. O anuncio foi feito através de um email enviado aos seus membros, confirmando os rumores que vinham rondando o evento. A E3 2023 seria realizada entre 13 a 26 de junho no Los Angeles Convention Center e seria o primeira edição desde o inicio da pandemia de COVID-19, lá em 2019.

A justificativa que a empresa deu em seu email foi que "simplesmente não gerou o interesse necessário para executá-la de uma maneira que demonstrasse o tamanho, a força e o impacto de nossa indústria", e termina o comunicado reiterando seu compromisso com o trabalho de defesa do setor.

A decadência da E3 vem muito antes da pandemia, com várias empresas perdendo o interesse no evento e não participando mais, além que várias acabaram realizando anúncios paralelos durante a semana que ela ocorre, como "mini-eventos" sendo transmitidos online, o que não afasta os jogadores e interessados, já que a grande maioria e principais anúncios da E3 também utiliza deste formato.

Outro fator é o gasto que as empresas precisam realizar para participar, além de alugar o espaço que é cobrado por metro quadrado, elas têm que montar toda estrutura no local, movimenta pessoal e suporte técnico, o que não fica nada barato e muitas vezes não é compensatório, ainda mais se forem uma empresa menor do setor. Fator este que durante a pandemia mostrou que as transmissões online poderiam facilmente substituir todo esse trabalho e ainda economizar uma grana.

Várias empresas grandes da indústria, como Xbox, Nintendo, PlayStation e, mais recentemente, a Ubisoft já haviam anunciado que não participariam do evento, e optaram por realizar suas próprias apresentações online.

mark
MarK #mark

Gosto de vários obras diferentes, mas com tendência para histórias estranhas e engraçadas.

Gosto de artes, jogos, desenhos e coisas interessantes.

Membro da Equipe
expand_less