Valheim: Game te leva para uma aventura digna dos mais valentes guerreiros de Odin

Venha conhecer mais desde incrível game de sobrevivência, construção e exploração que reúne várias mecânicas já conhecidas de forma sólida e divertida!
Publicado por Allan Kardec, em .

Todos já devem conhecer Valheim, game indie que chegou sem muito anuncio, mas que já se tornou um sucesso no Steam, e já é um forte candidato a melhor Indie do Ano, e sim... ainda estamos no começo do ano! Venha comigo nesta análise para conhecer mais sobre este game que me surpreendeu e vem cativando mais e mais jogadores pelo mundo.

NW1IUkoxS0ZlMjA=

Lançado no finalzinho de Janeiro, Valheim é o fruto criado por 5 pessoas, ex-desenvolvedores de Titan Quest e Magicka 2 que formaram a Iron Gate Studio, com a publicação sendo feita pela Coffee Stain Publishing, nome por trás grandes games como Deep Rock Galactic e o incrível Satisfactory. Valheim te leva para uma aventura explorando terras místicas em uma verdadeira saga viking para se mostrar digno do patrocínio de Odin, e para isso você terá que sobreviver enquanto explora este perigoso mundo tentando melhorar cada vez mais suas habilidades e desvendar os mistérios desta terra.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNy8wMzYyOTAuanBn

Enredo de Valheim

Valheim se passa na conhecida história nórdica com seus clichês: guerreiros barbudos, deuses, monstros, trolls... se diferenciando pois aqui Odin criou uma terra de exílio, um décimo reino: Valheim, desligado dos nove reinos conhecidos, e este lugar foi onde seus antigos inimigos foram colocados e deveriam ficar pela eternidade, mas sem a vigia dos deuses, estes inimigos se fortaleceram e organizaram uma rebelião. Para evitar que o pior ocorra, Odin enviou guerreiros humanos de Valhalla para este mundo, afim de que eles pudessem acabar com os planos dos inimigos e restabelecer a ordem no lugar. Após a morte, e agora podendo reviver inúmeras vezes, você é enviado para este lugar, onde irá travar centenas de batalhas para cumprir o objetivo de acabar com os inimigos de Odin.

OK, o enredo não é exatamente o ponto forte de Valheim, e você pode acabar simplesmente esquecendo dele com pouco tempo, mas devemos afirmar que foi realmente bem pensada por ser simples e direta, dando um ótimo plano de fundo para o que o jogo realmente e o que você irá fazer: construir bases e explorar um vasto mundo enquanto tenta sobreviver a dezenas de desafios.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNy8wMzYyOTcuanBn

Igual mas Diferente

Evidentemente Valheim bebe da fonte de muitos games conhecidos, e já foi dito que seus desenvolvedores tiveram inspirações em Skyrim, Minecraft e Zelda, mas não posso deixar de notar várias características, que talvez não intencionalmente, remetem a outros games com The Forest e Rust mas logo digo o porque.

Também dá para se notar a tentativa de se fazer um game old school, inspirado em jogos mais simples baseados em mecânicas conhecidas, simples mas robustas. Derrubar arvores para pegar madeira, coletar frutas, e explorar uma caverna atrás de algo... adicionando toques de sobrevivência (fome, frio, cansaço), em um mundo gigante e implacável, com um interessante sistema de construção e um clima incrivel e dinâmico... a união destes elementos fez com que o game ganha-se uma forma única e incrível de um verdadeiro simulador viking.

Como disse, o jogo não focará na sobrevivência "básica", você não morrerá facilmente de fome, nem de frio, mas estes detalhes poderão te atrapalha caso seja pego em uma emboscada desprevenido. Explorar o mundo irá lhe fazer perder (ou ganhar) vários e vários minutos, andando entre os prados e as florestas densas e escuras.

Se você acompanha minhas análises, sabe que várias vezes menciono The Forest e Rust, simplesmente porque para mim foram dois marcos dos games de sobrevivência. Quem não sentiu a sensação de estar sozinho e desprevenido no meio de uma floresta em The Forest, ou o receio de entrar ou vascular algo sem antes analisar o que há na frente como em Rust? Valheim, trás ambas essas sensações difíceis de se encontrar em outros jogos, explorar a Floresta Negra, é um desafio assustador e estranhamente agradável, que fará você correr entre as arvores no breu da noite sem saber que lhe espera há sua frente.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNy8wMzYyOTYuanBn

A ambientação do jogo é um dos principais pontos fortes, o clima dinâmico com dias claros e limpos transitando para chuvas fortes, seguidas de densas névoas ou uma forte tempestade, faz com que mesmo em sua base segura você se sinta realmente abandonado neste mundo desafiador.

Um mundo vasto e interessante

Como todo bom sandbox, Valheim mescla os biomas e os varia de região para região, e você pode estar andando em um Prado e simplesmente começar subir uma Montanha ou adentrar na Floresta Negra. O jogo tem a capacidade de criar regiões gigantes e que levará vários minutos para você explorar ou até "sair" dela, por experiência digo que entrar na Floresta Negra e tentar a atravessar pode ser um incrível desafio logístico.

O mundo do jogo possui no momento seis biomas cada um com suas características, os Prados com arvores e grama baixa, a Floresta Negra repleta de pinheiros e uma escuridão permanente, os Pântanos onde o chão molhado encobre vários períodos, as frias e perigosas Montanhas lar dos lobos e dragões, as Planícies com sua grama baixa e insetos assassinos e o vasto Oceano com suas aguas profundas e terríveis perigos como os leviatãs e as serpentes do mar. E ainda há outros três que devem ser adicionados em futuras atualizações.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNy8wMzYyOTIuanBn

O desafio se intensifica ainda mais na exploração do mundo já que o estranho relevo que se espalha por todas regiões do jogo, a vegetação detalhada e densa, arbustos, pedras e obstáculos, são visivelmente intencionais para se criar ambientes várias vezes difíceis de se acessar e gerar um mundo onde você se perderá facilmente caso não preste atenção por onde anda.

E não pense que você só ficará andando entre arvores e planícies, ou dentro de uma catacumba escura, o mar é algo desafiador, e como todo bom viking em suas veia corre sangue dos navegadores, e atravessar os mares será algo que você terá que realizar enfrentando ondas assustadores, tempestades turbulentas ou até uma pacifica brisa que te poderá lhe deixar a deriva por horas enquanto a fome e o frio lhe atormenta. Então fique atento, pois ficar de olho na direção do vento e sinais do clima é algo fundamental para travessia em segurança.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/37/036300.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/37/036295.jpg

Sobrevivendo ao desconhecido

Valheim a todo momento te mostra que você é fraco e que poderá morrer caso não tome cuidado. Mesmo com a pouca variedade de inimigos e animais, o jogo proporciona uma diferenciação de inimigos com base em estrelas, sendo de zero a duas, onde cada uma aumentando seu HP e Dano, que faz com que um mesmo inimigo possa ser encontrado com várias dificuldades, então você nunca sabe se na sua frente está um esqueleto simples que você destrói em um golpe ou um que irá te matar em um golpe.

O jogo também proporciona momentos de dificuldade crescente, onde você começa atacando um inimigo e do nada uma horda começa a lhe cercar, fazendo com que sua defesa caia e tenha que fugir para se recuperar, momentos esse de boa tensão e que testará suas habilidades de combate. Há também momentos em que os inimigos irão realizar ataques a sua base, onde uma horda de inimigos dos mais variados surgem da floresta para tentar derrubar o que você construiu.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/37/036298.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/37/036299.jpg

E a física do jogo também guarda momentos interessante como quando a fumaça de sua fogueira lhe sufoca dentro das casas ou as várias mortes causadas por arvores caindo em cima de você. Mas a dificuldade mesmo está nos inimigos que se espreitam pelos biomas, e lhe proporcionam encontros inesperados fazendo com que você tenha sempre que estar atento e prevenido, pois ninguém quer correr de um Troll que tenta lhe esmagar com um porrete gigante... mas ser esmagado por um Troll que lhe joga uma pedra... ou quem sabe ser morto por uma malhada de javalis.

Construir e Fortificar

Nenhum jogo de sobrevivência é completo sem a parte das construções, neste quesito Valheim está de parabéns, com vários elementos disponíveis para se construir sua base, o jogo lhe proporciona diversas possibilidades de se fazer uma base. De um pequeno casebre ao pé da montanha, até um grande salão com grandes colunas e fogueiras, sua imaginação poderá ser usada a vontade para construir sua casa viking dos sonhos. Neste ponto a física do jogo é notada novamente, já que as estrutura deverão possuir vigas, e o peso dos materiais podem fazer com que toda uma parte construida ceda caso não tenha sido bem ancorada. Também há um processo de deterioração devido ao clima, já que as chuvas e tempestades irão fazer a madeira da construção apodrecer e ficar mais frágeis devendo o jogador ficar atento há sua sabe.

Slide https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/37/036302.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/37/036291.jpg;;;https://static.gamevicio.com/imagens_up/big/37/036294.jpg

Você também tem a possibilidade de criar pequenas plantações de legumes e criar porcos, deixando seu lado guerreiro de lado e fazendo seu lado fazendeiro aflorar. Ou se quiser pode ser somente um coletor, andando pelo mundo pegando frutos silvestres e caçando os animais que estão em seu caminho.

No quesito armamento, o jogo também possui uma variedade interessante de itens utilizareis, de armas de madeira e metais, armaduras de couros variados, escudos e ferramentas. Tudo podendo ser criado nas bancadas que podem ser melhoradas com a progressão do jogo, que lhe libera mais e mais opções para serem criadas.

Sendo o verdadeiro guerreiro de Odin

Sobreviver e Lutar é a base de Valheim, com um sistema de construção e um ambiente bem elaborados, a parte de combate não foi deixada de lado, com uma cadencia nos ataques devido a estamina do personagem você deverá saber dosar o momento certo de atacar, bloquear ou esquivar dos inimigos, vale lembrar que essa cadencia também está presente nos inimigos que irão dar aquela pausa entre um ataque e outro, mas o perigo é quando vários inimigos lhe cerca e você acaba levando golpes em sequencia sem que possa pensar muito.

Os combates com chefes é bem característico do gênero "souls" onde você enfrentará inimigos muito maiores que você, e deverá dosar ataque e esquiva para se dar bem enquanto evita golpes que são em sua maioria mortais.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNy8wMzYzMDEuanBn

No inicio do jogo você pode ate pensar que o mapa é um pouco vazio, mas ele é bem povoado, e certos locais pode lhe surpreender com uma emboscada e por a prova suas habilidades, não é difícil no inicio do game, por mera imprudência, e auto confiança, você tentar encarar dois javalis e acabar sentindo o gosto da morte, que sim, será presente constantemente e aparecerá em momentos imprevisíveis durante o jogo.

Nem tudo são flores

Valheim surpreendeu por sua incrivel capacidade de unir mecânicas sólidas em um mundo novo e interessante, mas não podemos esquecer que é um game em Acesso Antecipado, e vários errinhos e problemas de otimização podem aparecer no jogo. Não é difícil sentir uma queda de frames ou pequenas travadas ao girar a câmera. Há também um certo problema com as ligações de elementos da base durante a construção que do nada o objeto é colocado na posição errada.

Estar correndo e ficar preso entre duas pedras, não conseguir pular um obstáculo enquanto ocorre por sua vida são algo rotineiros. Mas nada que ofusque o brilho que o jogo consegue entregar e que não seja corrigido com futuras atualizações.

A pouca variedade de inimigos e animais, fora os pontos de interesse pode ser algo que desagrade algumas pessoas. Mas espero que durante o desenvolvimento mais deles sejam adicionados, além de novos pontos de interesse além das construções abandonadas, para assim se ter uma experiência mais interessante de se andar pelo mapa para simplesmente explorar e descobrir o que há no desconhecido.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy8zNy8wMzYzMDMuanBn

Simples, mas bem feito!

Como mencionei Valheim usa de mecânicas simples e conhecidas, mas que estão bem unidas e trabalhadas de uma forma robusta, que entrega o que qualquer fã de games do gênero de sobrevivência e exploração gosta: Um mundo novo, cativante e desafiador, para ser explorado e desvendado!.

Valheim é mais um indie que mostra que não precisa-se reinventar a roda para se criar um game de sucesso, nem de gráficos absurdos e realistas para se atrair o publico. Explorar Valheim é algo gratificante e divertido, que mesmo jogando sozinho irá lhe entreter por horas e horas, e se puder jogar com os amigos a diversão será ainda mais garantida, enquanto tentam explorar e colonizar essa terra selvagem e inexplorada.

Valheim foi lançado em Acesso Antecipado no último dia 2 de fevereiro, já atingiu a incrível marca de 4 milhões de jogadores em menos de um mês de lançamento, e já é um dos games mais jogados no Steam, além de já possui a avaliação de Extremamente Positiva com mais de 90 mil avaliações na plataforma.

10
favorite
Nota
Um mundo novo, cativante e desafiador, para ser explorado e desvendado!
Prós
  1. Biomas que se diferenciam bem entre si
  2. Clima dinâmico e interessante
  3. Gráficos de efeitos, iluminação e sombras
  4. Animação do ambiente que faz tudo parecer vivo
  5. Razoável variedade de ferramentas e armas
  6. Boa variedade de opções para construção
  7. Facilidade e rápida conexão com outros jogadores para coop
  8. Possibilidade de se usar o mesmo personagem em mundos diferentes criados por amigos
Contras
  1. Enredo principal esquecível
  2. Pequenos bugs e erros de otimização
Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Todo dia [ou quase] criando uma análise ou indicando um indie interessante ou desconhecido.

Vem me ver testar algum joguim aleatório https://www.twitch.tv/okardec

Administrador, Earth, Solar system - Milky Way
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Postagens em Destaque
#Curiosidades, Por Allan Kardec,
#Filmes, Por Allan Kardec,
#Animes, Por Allan Kardec,
#Animações, Por Allan Kardec,