5 dicas para comprar seus jogos de videogame em 2021

Vai gastar seu suado dinheiro naqueles joguinhos que você tanto quer? Não seja pego desprevenido!
Publicado por Allan Kardec, em .

Fala galera, hoje venho trazer uma pequena lista com 5 dicas para comprar seu games em 2021, já que este ano promete ser bem movimentado com os lançamentos da nova geração que estão chegando ai! E como várias promessas foram feitas, mas para nós brasileiros principalmente que temos que comprar games taxados e sobretaxados com impostos absurdos, sempre é bom pensarmos antes de gastar nosso suado dinheiro.

Então vamos lá para algumas dicas que podem te ajudar a decidir o momento certo de se comprar ou não um game:

Físicos x Digitais

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvMTAvNS1kaWNhcy1wYXJhLWNvbXByYXItc2V1cy1qb2dvcy1kZS12aWRlb2dhbWUtZW0tMjAyMS0wMDk3NDkuanBn

A eterna duvida dos gamers, investir em jogos digitais ou não! Essa dúvida sempre bate em nós quando decidimos comprar um jogo, certamente o modelo mídia digital veio para ficar e facilita muito na hora de se comprar, com praticamente toda biblioteca dos consoles sendo disponibilizados em suas próprias lojas digitais como a PSN, Xbox Store, Nintendo eShop, Steam e outras, parece que o modelo digital seria a melhor opção.

Já quando pensamos na mídia física, há o problema de distribuição já que nem sempre há disponibilidade de todos games que você deseja a pronta entrega nos varejistas, ou o prazo de envio de lojas on-lines como a Amazon ou Mercado Livre não é suficiente satisfatório, fora as taxas para entrega. Há também quem alegue que jogos em mídia física arranham, ocupam espaço... etc... etc...

Mas devemos considerar alguns fatores, na mídia digital, você está comprando algo que será "eternamente" seu... não há possibilidade de se emprestar para um amigo ou revender, e claro, para jogar você terá que baixar e ocupar o HD de seu console ou PC com o espaço necessário para aquele game, o que pode ser um problema para quem tem vários jogos instalados e acaba sempre tendo que remover outro para instalar um novo. Já na mídia física não há muito este problema, mesmo a instalação ocupando espaço em HD dos consoles, é muito mais rápida já que não necessita do download completo do jogo, e também podemos emprestar para os amigos e quem sabe até revender o jogo depois de o finalizar, ganhando ao menos parte da grana investida que pode ser usada para um novo jogo.

Há também a questão dos descontos que tanto mídia digital e mídia física possuem. Enquanto a mídia digital ganha várias rodadas e desconto em eventos especiais nas lojas digitais, as mídia físicas tem desconto conforme o interesse do publico cai. Neste ponto o desconto da mídia digital é passageiro e ao fim de um evento volta ao valor normal, mas o da mídia física é quase fixo, que vai caindo de valor conforme o tempo se passa.

Neste ponto jogadores de PC tem uma grande vantagem, pois existe várias lojas que dão descontos o ano inteiro em seus games. Quem não conhece as promoções da Steam, GOG e da Humble Bundle? Mas os jogadores de PC também tem as desvantagem de praticamente não existir mais mídias físicas para PC.

Podemos ver então que ambos modelos possuem vantagens e desvantagens. Há também os modelos de assinatura como a Xbox Game Pass, onde você paga um valor mensal e tem acesso a centenas de jogos, mas este modelo tem a desvantagem que você não escolhe o que está disponível e dependerá unicamente da empresa dona do serviço para sabermos quais games serão liberados para os assinantes.

Lojas e mais lojas... pesquisar sempre é bom!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvMTAvNS1kaWNhcy1wYXJhLWNvbXByYXItc2V1cy1qb2dvcy1kZS12aWRlb2dhbWUtZW0tMjAyMS0wMDk3NTAuanBn

Já escolheu se irá comprar uma mídia física ou mídia digital? Caso você opte pela física, uma boa e sabia escolha e sempre pesquisar, já que há centenas de lojas e varejistas que podem lhe oferecer o game que deseja. Lojas online como a Amazon, o Mercado Livre e sites de lojas especificas como Americanas, Extra e Fnac, podem lhe proporcionar uma certa variedade de opções de compra e também uma variedade de preços e descontos. Há até algumas ferramentas como o próprio Google que pode lhe auxiliar a encontrar o produto com desconto nestas lojas.

Lembrando também que há vendedores autônomos que podem ser encontrado em grupos de vendas e redes sociais, que oferecem games em mídia física novos e principalmente usados. Mas tome sempre cuidado se for utilizar esta opção, já que os negócios têm que ser feitos com pessoas de confiança e se possível com indicações de outros compradores, além claro de ser realizado de uma forma legal.

Mas se você optou pela mídia digital e é um jogador de console, infelizmente estará preso nas lojas oficiais dos consoles, que são a PSN, Xbox Store e Nintendo eShop, estas possuem seus valores e descontos próprios, ficando o usuário a mercê da boa vontade da empresa dar aquela colher de chá com um desconto maneiro em algum game interessante. A grande vantagem é que você tem toda biblioteca que o console possui ao seu alcance, sem ter que procurar muito nem esperar para começar o download e instalação.

Mas se você é jogador de PC hoje em dia praticamente só existe a opção de mídia digital, mas diferente dos consoles, você tem um mundo do ofertas e lojas que pode recorrer, descontos e mais descontos que ocorrem durante o ano todo e até lojas dando jogos de graça apenas por você se registrar. Steam, Epic Games Store, GOG, Humble Bundle e outras estão ai para oferecer praticamente todo jogo já criado para PC aos jogadores, e ainda tem as lojas oficiais das desenvolvedoras e distribuidoras como a Uplay, Origin, e outras lojas paralelas que mesmo pequenas também distribuem games e sempre possuem promoções e novidades, como a IndieGala que é um loja que dá bastante destaque aos pequenos e desconhecidos indies.

Pré-venda ou não? Para que pressa!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvMTAvNS1kaWNhcy1wYXJhLWNvbXByYXItc2V1cy1qb2dvcy1kZS12aWRlb2dhbWUtZW0tMjAyMS0wMDk3NTEuanBn

Quer comprar? Sabe onde? Mas o jogo nem lançou... e agora? Para isso as empresas criaram a pré-venda, uma ferramenta de compra que as vezes se parece mais com uma faca de dois gumes, então fique atento.

Enquanto você pode comprar o game antes do seu lançamento e já garantir sua cópia (lembrando que mídias físicas podem se esgotar, mas digitais não) você está destinando seu dinheiro a algo que não foi lançado e não há uma avaliação prévia que possam indicar se seu investimento será recompensado ou não.

Já tivemos vários exemplos de games lançados em pré-venda que não entregaram o que prometiam e se tornaram um transtorno para os compradores. A grande vantagem é que toda pré-venda possui a opção de cancelamento e estorno do valor.

Uma vantagem da pré-venda é que por vezes ou na maioria delas você ganha alguns bônus in-game que serão exclusivos para quem comprou adiantado o jogo. Normalmente firulas que é mais uma forma agradecimento por seu dinheiro investido antecipadamente em algo ainda não lançado.

Na linha da pré-venda também há o "Early Access" ou "Acesso Antecipado", uma prática que se popularizou no Steam, mas já adotado em outras lojas, que é basicamente a possibilidade de se comprar um jogo que ainda está em desenvolvimento e assim auxiliar a financiar o projeto para que ele possa ser concluído da melhor forma, e o desenvolvedor ainda receber o feedback dos jogadores. Também tem a vantagem que normalmente os games em "Early Access" possuem valores reduzidos se comparado ao valor do game quando for lançado em versão final, já que os jogadores irão ter que enfrentar bugs e estarão realmente testando um jogo inacabado sem muitas vezes saber direito o que esperar da versão final.

Há alguns casos que devo mencionar dessa prática: na maioria das vezes os desenvolvedores se empenham e entregam o jogo prometido, alguns até fazem mudanças radicais no projeto com base no feedback dos usuários para assim entregar o melhor jogo para a comunidade. Más há também casos onde o "Early Access" é feito somente para farmar uma grana rápida e o desenvolvedor mal intencionado não liga nada para o projeto, ganhando o dinheiro e logo após abandonando o jogo ou o entregando de qualquer forma somente para finaliza-lo o mais rápido possível, o que é uma prática deplorável e bem desleal feita por uma pequena parcela de desenvolvedores mal intencionados e que mancha a ideia do "Early Access".

Comprar o game em pré-venda ou early access é um tiro no escuro, mas nem sempre quer dizer que teremos alguma surpresa ruim, felizmente a grande maioria dos games são lançados sem muitos problema e muitos dos que fazem a pré-venda se sentem satisfeitos. Eu mesmo sou um grande adepto do early access no Steam.

O peixe morre pela boca!

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvMTAvNS1kaWNhcy1wYXJhLWNvbXByYXItc2V1cy1qb2dvcy1kZS12aWRlb2dhbWUtZW0tMjAyMS0wMDk3NTIuanBn

E falando nisso, tanto a Pré-Venda quanto o Early Access nos remete a algo: promessas dos desenvolvedores e empresas por trás dos games... neste ponto cuidado! Tivemos um grande exemplo com CyberPunk 2077 do que pode ser promessas vazias, onde a CD Projekt Red prometeu basicamente um game dos sonhos e entregou... aquilo... algo todo quebrado e cheio de promessas não cumpridas. Mas quem não se lembra do caso do Anthem, uma gigante promessa da BioWare, com lindos gráficos e gameplay incrível... quando visto nos vídeos... mas que foi um desastre no seu lançamento e até hoje vem se arrastando. E o Fallout 76, que sofreu do mesmo problema do CyberPunk, onde a Bethesda que era referencia em jogos de alta qualidade, decepcionou a todos com um game com sérios problemas técnicos, um multiplayer bizarro e até hoje vem tentando o consertar. E claro ele... No Man’s Sky mas esse mencionarei daqui a pouco.

Todos games que mencionei com exceção de No Man’s Sky, são de grandes e conceituadas empresas, mas todos sofreram do mesmo problema fundamental, prometeram de mais entregando de menos. Jogos que poderiam ser fantásticos e eram lindos de se ver "nos vídeos" mas que quando lançados foram uma decepção e causadores de revolta.

Neste ponto devemos sempre analisar bem as gameplays e notícias para sabermos se um jogo será realmente o que estão prometendo, ou se é só mais uma empresa querendo vender seu peixe aos consumidores desatentos. Vale ressaltar que adiamentos podem indicar um aviso para ligarmos o sinal de alerta e diminuir o hype de um jogo, já que as coisas podem não estar indo bem ao ponto de ter que ser adiado, mas também podem ser um bom sinal para vermos que ainda estão trabalhando para polir o game. Então balanceie bem suas expectativas e não caia na lábia de quem só quer vender seu produto... que é o game.

Mas há exemplos como No Man’s Sky, onde um game com lançamento desastroso e praticamente morto, consegue se reerguer e voltar das cinzas entregando algo de qualidade e que agrade os jogadores, mas isso depende essencialmente do esforço da empresa e desenvolvedores que estão o criando, e mesmo assim leva tempo, muitas reclamações e frustrações para que isso ocorra. Mesmo assim torço para que os games que mencionei, principalmente o CyberPunk 2077 que é o mais recente, consiga o feito de NMS e se reerga para agradar aos fãs que aguardaram por tantos anos para o jogar.

Mas infelizmente nem todos jogadores são antenados em noticias ou na indústria (ou não podem ser, por falta de tempo, serviço, estudos, etc), para assim acompanhar e saber como estão o desenvolvimento de seus jogos favoritos. Mas se puder, fique atento nas promessas, ainda mais quando são muitas e parecerem algo muito fora da curva!

Crítica x Jogadores

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvMTAvNS1kaWNhcy1wYXJhLWNvbXByYXItc2V1cy1qb2dvcy1kZS12aWRlb2dhbWUtZW0tMjAyMS0wMDk3NTMuanBn

Neste ponto chegamos a uma linha de pensamento que divide muitas opiniões, as opiniões! Um dos grandes fatores para sabermos se devemos comprar ou não um jogo vem das análises, estas podem ser feitos por uma crítica especializada ou pelos jogadores.

As análises críticas muitas vezes passam a visão que uma empresa, site ou blog tem sobre um determinado jogo, se concentram em determinar a qualidade do jogo ponto a ponto, gráficos, enredo, gameplay, etc... fatores mais técnicos.

Já em contraponto, as análises dos usuários é algo de feeling, cada jogador sente e percebe algo diferente ao se jogar, há aqueles que amam um jogo e outros que detestam o mesmo jogo, o que faz as análises de jogadores serem bem mais ecléticas e variadas do que da mídia.

É importante sabermos dosar as opiniões para nos decidir se devemos comprar ou não, muitos games são bem analisados pela crítica mas massacrados pelos usuários, e outros são o contrário. A dica aqui é acompanhar e tirar com base opiniões da crítica ou usuários que foram semelhantes a sua em relação a jogos que já jogou, e assim saber que talvez, mas nem sempre, uma análise de um jogo novo possa ser semelhante ou próxima a sua.

Aqui no site, tentamos sempre fazer análises que sejam um "meio termo" com informações mais técnicas e que também tenham o feeling do que achamos do game.

Mas lembre-se também que análises de outras pessoas nem sempre refletem o que você pode vim a achar de um game, e todo mundo tem um ou outro game que gosta muito e jogou bastante, mas que outras pessoas acharam bem meia boca.

Extra: Focar na nova geração ou não?

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvMTAvNS1kaWNhcy1wYXJhLWNvbXByYXItc2V1cy1qb2dvcy1kZS12aWRlb2dhbWUtZW0tMjAyMS0wMDk3NTQuanBn

E por fim, como um extra, estamos na mudança de gerações, algo normal da indústria mas desta vez em especifico levantou-se uma questão: Será que precisamos já pensar em mudar de consoles? A nova geração é basicamente uma melhoria significativa do que a geração passada já realizava bem, games com ótimos gráficos, hardware parrudo e novas tecnologias. Mas acabam que não entregam uma real mudança de paradigma ou inovação imediata a indústria, diferente da mudança da geração anterior que foi um salto grande e significativo de qualidade. Com exceção talvez pelo controle do PS5 o Dualsense com suas novas funções táteis, mas que também dependem muito dos desenvolvedores para que realmente sejam utilizadas, pois se os jogos não as usarem as novas opções do controle serão inúteis.

Digamos a verdade, jogar em 4k ainda é pra poucos pois são poucos os que tem televisões com suporte a tecnologia, e o que será bem aproveitado pela maioria dos gamers é a taxa de FPS e velocidade de loads que os novos consoles possuem em vantagem aos consoles anteriores, fora que há uma escolha clara a se fazer nas configurações dos aparelhos ao se jogar: ou se opta por melhores gráficos ou taxas maiores de FPS.

Outro fator é que os games que realmente serão feitos para a nova geração ainda estão começando a sair do forno, e muitos dos novos lançamentos ainda serão lançados para os consoles da geração passada. O fato é que os consoles da geração passada ainda conseguem fazer muito pelo jogador: divertem bastante, tem excelentes games e tem excelentes qualidades.

Essas e outras questões, como valores dos novos consoles e oferta de games em geral, podem e devem fazer com que você pense duas vezes antes de vender seu Xbox One ou PS4 para adentrar a nova geração.

A dica que deixo é que se você já possui um console da geração passada, talvez seja melhor aguardar e ver o que estará sendo lançado até o momento certo: talvez uma promoção dos novos consoles ou quando se tiver mais games lançados para eles. Mas caso você não tenha um console ainda e pense em adquirir um, talvez já compense pegar um da nova geração, mas sabendo que irá basicamente aproveitar o que tem na geração passada via retrocompatibilidade até que os novos games sejam lançados.

Mas lembre-se que tudo aqui são dica que você pode achar boas ou não.

Sabendo dessas considerações, espero que essas dicas tenham ajudado a você clarear um pouco as ideias e que sejam dicas úteis para quando você decidir comprar seus jogos de videogame neste ano de 2021.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Todo dia [ou quase] criando uma análise ou indicando um indie interessante ou desconhecido.

Vem me ver testar algum joguim aleatório https://www.twitch.tv/okardec

Administrador, Earth, Solar system - Milky Way
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Postagens em Destaque
#Curiosidades, Por Allan Kardec,
#Filmes, Por Allan Kardec,
#Animes, Por Allan Kardec,
#Animações, Por Allan Kardec,