O Steam atualizou suas políticas, proibindo os desenvolvedores e editores de discutir seus jogos em outras plataformas e “patches de conteúdo” fora do Steam.

GamesIndustry.biz relata a mudança no FAQ da Comunidade Steam. Conforme observado na parte inferior da página, os desenvolvedores não podem usar a Comunidade Steam em seus jogos para informar os usuários sobre versões não Steam de seus jogos.

P: Posso usar a comunidade Steam para informar os clientes de versões não Steam do meu jogo?

R: No jogo que você envia via Steam e nas comunicações no Steam, você só pode promover a versão Steam e sua disponibilidade via Steam, e não em outros pontos de distribuição. Isso se aplica às versões completas do seu jogo e aos patches de conteúdo que alteram a versão existente.

Embora os desenvolvedores tenham usado o hub de notícias Steam para discutir as datas de lançamento em outras plataformas (como consoles), a política acima provavelmente se aplicará, pois se enquadra no “Community Hub”. Isso também inclui os fóruns de discussão de cada jogo.

A mudança é provavelmente direcionada à Epic Games Store. Em setembro de 2019, foi inicialmente relatado que a Valve anunciou uma “nova” política, aparentemente proibindo editores e desenvolvedores de anunciar um jogo para o Steam, e então ter exclusividade em outra plataforma. No entanto, essa política foi posteriormente revelada como em vigor desde pelo menos 2017.

Casos em que os desenvolvedores anunciaram um jogo para o Steam e depois os retiraram para um lançamento exclusivo na Epic Games Store eram comuns quando a plataforma foi lançada no final de 2018. Isso ocorreu com títulos como Shenmue III, Anno 1800 e Metro Exodus (este último até solicitando uma resposta do criador da série).

Outros rejeitaram a oferta de exclusividade da Epic Games Store, incluindo Bandai Namco Entertainment, Microsoft e a desenvolvedora independente Unfold Games - indo tão longe quanto dizer que retirar Darq do Steam pela exclusividade da Epic Games Store arruinaria sua credibilidade.

A nova política também é um movimento contra os “patches adultos” para jogos, ou o reconhecimento de que pode haver uma versão somente para adultos de um jogo em outras plataformas. O Steam gradualmente se afastou do conteúdo adulto - com um desenvolvedor em 28 de outubro de 2017 confirmando que não tinha mais permissão para postar qualquer informação sobre patches sem censura no Steam.

Em 18 de maio de 2018, muitos desenvolvedores de jogos adultos receberam mensagens do Steam, afirmando que precisavam remover o conteúdo adulto de seus jogos ou removê-los. No dia seguinte à explicação, foi um erro - pois todos os jogos para adultos estavam sendo revisados novamente.

A Valve então declarou em 7 de junho de 2018 que “permitiria tudo” no Steam, exceto “trollagem” ou conteúdo ilegal. Em 16 de julho daquele ano, os desenvolvedores afirmaram que o Steam estava trabalhando em um novo sistema de filtro adulto.

Embora o primeiro jogo adulto totalmente sem censura tenha chegado ao Steam em setembro de 2018, outros não tiveram tanta sorte. O romance visual Hello Good-Bye foi banido mesmo depois de corrigir o jogo apropriado para todas as idades. “HunieDev” também confirmou que o HuniePop 2 seria censurado no Steam, enquanto sugeria que um patch sem censura estaria disponível.

A série Taimanin Asagi estava programada para ficar disponível no Steam em agosto de 2019, com o primeiro episódio sendo gratuito. Algumas semanas depois, o jogo foi removido do Steam, devido a acusações de que os personagens do jogo eram menores de idade. Alguns acreditaram que isso foi causado por alguns personagens vestindo um uniforme escolar.

O jogo voltaria mais tarde como Taimanin Asagi 1: Trial, desprovido de qualquer conteúdo sexual e - como o nome indica - atuando como um experimento com apenas as primeiras cenas mostradas.

Recentemente, o Steam removeu o romance visual Bokuten – Why I Became an Angel, apesar de ser uma versão para todas as idades, e supostamente sem notificação ao editor. O jogo voltou mais tarde, mas o motivo foi apenas declarado como “motivos falsos e inválidos” pelo editor. Apesar disso, eles também afirmaram que um problema válido foi descoberto após investigação por ambas as partes, que foi removido.

Fonte: Nichegamer
mark
MarK #mark

Gosto de vários obras diferentes, mas com tendência para histórias estranhas e engraçadas.

Gosto de artes, jogos, desenhos e coisas interessantes.

Membro da Equipe
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Preparamos algumas listas interessantes que você pode gostar:
expand_less