Desde o anuncio oficial do Stadia muitas polêmicas foram e estão ocorrendo com o serviço de streaming de games, que até então era uma promessa miraculosa do Google, que sempre mencionava que fariam quase que mágica para contornar os vários problemas que poderiam ocorrer.

Desde problemas com conexão taxa de frame e resolução, o Google sempre anunciou que o Stadia rodaria todos games desde o lançamento em 4k e a 60fps... e até possuiria uma incrível função que "preveria" o botão que o jogador irá apertar para prevenir possíveis input lag.

O próprio Phil Harrison vice-presidente do Google e responsável pela divisão do Stadia, já deu diversas declarações que o serviço, teria diponivel em seu lançamento os 4k e 60fps logo em seu lançamento.

Mas a verdade é outra, o serviço tem vários problemas, NÃO são todos games que tem suporte a 4k, vários frame drop, e exige uma conexão que nem a Nasa ainda tem.

E não demorou, o Google agora está sendo acusado de fazer marketing enganoso, lesando assim os consumidores, e como se não basta-se, nem há uma solução em tempo hábil para os problemas.

O tão falado 4k já foi desmentido pelas próprias desenvolvedoras, como a Bungie que em entrevista ao site The Verge, disse que a versão para Stadia de seu game Destiny 2 não foi pensado para rodar em 4k. No lugar, a renderização é feita em 1080p, mas a imagem passa por um upscaling que faz com que sua resolução seja ampliada para 4k, o que não é a mesma coisa que renderização nativa em 4k.

E este problema não é somente do Destiny 2, porque outros jogos também possuem uma limitação similar. Red Dead Redemption 2, um dos games mais recentes e famosos da lista limitada do Stadia também não possui resolução em 4k nativa no serviço. A Eurogamer notou em sua análise que o game possui resolução limitada a 1440p; e a imagem sofre o upscaling para 4k, e roda apenas há 30 quadros por segundo, longe dos 60 prometidos.

O Twitter oficial do Stadia também chegou a confirmar que Red Redemption 2 estaria disponível na plataforma com todos os detalhes gloriosos em 4K/60fps... mas o tweet até já foi removido.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubWFkaW5maW5pdGUuY29tL3N0YXRpYy9pbWFnZXMvYmlnLzYvMDA1ODQ1LnBuZw==

Em nota o Google disse que: "O Stada transmite em 4k e 50fps... caso o jogador possua conexão apropriada de internet". E "os desenvolvedores que fazem os jogos da Stadia trabalham duro para fornecer a melhor experiência de streaming para todos os jogos"... "Damos aos desenvolvedores liberdade para obter a melhor qualidade de imagem e taxa de quadro na Stadia e estamos impressionados com o que eles foram capazes de alcançar desde o primeiro dia"... "E como o Stadia mora em nossos data centers, os desenvolvedores podem inovar rapidamente, oferecendo experiências ainda melhores diretamente para você, sem a necessidade de patches ou downloads para os jogos".

Ou seja... os desenvolvedores dos jogos que devem criar as soluções para os problemas dos 4k... que a gente prometeu!

O Stadia está se saindo um grande problema para o Google, e mesmo com uma baixa adesão do publico em seu lançamento e com pouquíssimos títulos disponíveis, estes problemas podem levar a um grande fracasso da plataforma.

okardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Criei o site como hobby para postar conteúdos interessantes e aleatórios que vejo por aí.

Administrador, Earth, Solar system - Milky Way
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Confira algumas listas interessantes:
expand_less