Os dois consoles da Microsoft completam anos e demonstram a importância da marca no mundo dos videogames após seu desembarque com o Xbox original em 2001.
Published by Cabelo Prateado, on .
Hoje é um dia especial para a Microsoft. O Xbox 360 completa 14 anos desde o seu lançamento nos Estados Unidos, Canadá e México, em 22 de novembro de 2005. Ao mesmo tempo, marca o 6º aniversário da venda do Xbox One, o terceiro console da Redmond, colocado à venda em 22 de novembro de 2013 em vários territórios. Ambos os sistemas demonstram a presença da marca Xbox no mundo dos videogames, bem como sua importância no cenário do entretenimento digital.

O Xbox 360 foi o teste decisivo da Microsoft. A empresa, que começou a trabalhar no conceito de sucessor de sua primeira máquina em 2003, procurou fortalecer o hardware para se antecipar a seus principais concorrentes. Com um processo problemático de design e concepção, a empresa de Bill Gates começa a adicionar talentos como o de Peter Moore, ex-presidente da Sega e atual presidente da divisão de esportes da Electronic Arts, começou a apresentar aos desenvolvedores o conceito de console que teria um interior muito inovador graças a um acordo comercial alcançado com a IBM e a ATI. O Xbox 360 tinha um CPU PowerPC Tri-Core de 3,2 GHz chamado Xenon, uma GPU com dois processadores de 500 MHz chamados Xenos e 512 MB de RAM GDDR3.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Embora hoje eles não pareçam muito em termos ou especificações numéricos, quando o console foi lançado em 2005 - em dois modelos, básico por 299 euros e premium por 399 euros com disco rígido e vários extras. Foi um salto geracional mais do que notável, permitindo gráficos de alta definição e marcando o ponto a seguir no futuro pela divisão de videogames da Microsoft. O sistema foi um sucesso, com 1,5 milhão de unidades vendidas em seu primeiro mês, e estabeleceu uma tendência graças ao suporte às indústrias digitais por meio do Xbox Live Arcade ou ao estabelecimento definitivo do jogo online nesse tipo de sistema Xbox. O console viu o nascimento de sagas como Gears of War, trilogias como Halo ou até a série Forza Motorsport e seus derivados.


O Xbox 360 já estava no mercado, e a Microsoft sabia que deveria procurar um sucessor. Conhecido internamente como Durango, em 21 de maio de 2013, foi apresentado o Xbox One, que chegaria mais tarde nas lojas. A apresentação do console da área de trabalho foi bastante controversa, pois muitos dos recursos da máquina que acabaram se tornando objeto de críticas foram revelados, como o uso do Kinect para tudo ou a conexão permanente à Internet devido ao uso de DRM. No entanto, e embora a empresa acabe revertendo-os, a máquina acabou sofrendo um início duvidoso em termos comerciais devido ao hardware, arquitetura do sistema e falta de energia em relação ao seu rival direto, PlayStation 4.

Clique para ver a imagem em tamanho original

O Xbox One, em sua versão original, montou um chipset AMD de 64 bits personalizado baseado na microarquitetura Jaguar a 1,75 Ghz, além de 8 GB de RAM DDR3 mais 32 MB de ESRAM, 500 GB de disco rígido e um leitor de Blu-ray Para isso, tivemos que adicionar uma GPU AMD de 1,23 TFLOPS de potência compatível com o Direct X. Embora no papel fosse um sistema semelhante ao console da Sony em termos de hardware, os desenvolvedores encontraram vários problemas e tiveram dificuldade, com jogos multiplataforma de qualidade inferior. Com o passar do tempo, a Microsoft alterou a situação e lançou vários modelos que aprimoravam o hardware. Embora comercialmente tivesse problemas no começo, o Xbox One traçou sua situação e hoje é um pilar fundamental da estratégia da Redmond, com base em uma proposta de serviços como o Xbox Game Pass e Xbox Live.
Cabelo Prateado
Cabelo Prateado (coca)
A melhor maneira de viver a vida inteira é sendo uma criança, não importa qual a sua idade.

- Gintoki
Site Moderator, 23 anos
Leave your comment to let us know what you think of the publication
Don't forget to follow us on Facebook, Twitter or Instagram

Relevant News

Who read this news may also like these.