Hoje traremos uma notícia um pouco diferente, na verdade é um combo entre uma notícia com artigo, que a equipe do "Animes e games" decidiu publicar pela falta deste tipo de eventos nas terras tupiniquins. São informações sobre uma das melhores exposições de mangá já feitas fora do Japão e que acontecerá no Museu Britânico em Londres. A exposição começou ontem e vai até o dia 26 de agosto. A entrada será gratuita para os membros do museu, os não membros podem pré-reservar ingressos (com datas e horários específicos). A exposição será nas "Galerias de Exposições Sainsbury" e será dividida em seis zonas. Iremos dar ênfase em algumas.

Sem mais delongas vamos começar o artigo né hehe..

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Aqui começaremos pela primeira zona da exposição: "Understanding Manga",(compreendendo o mangá) foca em como os mangás são desenhados, produzidos e lidos, e os símbolos que fazem parte da gramática do mangá. A zona também analisa o papel dos mangakás e dos publicadores.

Publicadoras

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Nakaguma Ichirô (foto acima), o editor sênior de mangá da Shogakukan, é visto aqui verificando páginas de mangá antes de aprová-la para inclusão na revista Big Comic Original.

Muitos grandes editores no Japão obtêm uma parcela significativa de seus lucros com mangás. É um grande negócio. O volume de negócios na indústria de mangás domésticos em 2016 foi de aproximadamente R$ 15.3 bilhões de reais na cotação atual. Os quatro principais editores que controlam uma grande fatia do mercado de mangás no Japão são: "Kodansha", "Hakusensha", "Shogakukan" e "Shūeisha". Eles estão constantemente competindo, publicando revistas rivais e tentando manter os mangakás mais populares sobre sua tutela. Os editores são designados pelas publicadoras para mangakás específicos e desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de histórias dos mangás em colaboração com os artistas. Eles trabalham em estreita colaboração com artistas individuais e freqüentemente ajudam com o conteúdo, bem como gerenciam cronogramas de produção e formatação geral e conduzem pesquisas básicas para o artista sobre o tema ou imagens representadas.

O que é um mangá?

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Mangá? Mas o que exatamente é um Mangá? Quando se originou e como você o lê? A curadora da exposição, Nicole Rousmaniere, conta o que você precisa saber sobre o fenômeno japonês que tomou conta do mundo. Entre em um mundo gráfico onde a arte e a narrativa colidem na maior exposição de mangá que acontece fora do Japão.

O mangá é uma forma de arte narrativa visual que se tornou um fenômeno multimídia global, contando histórias com temas do gênero à aventura, em mundos reais ou imaginários. Imersiva e divertida, a exposição explorará o apelo global e o crossover cultural do mangá, apresentando mangás japoneses originais e sua influência em todo o mundo, de anime a cosplay. Esta forma de arte influente entretém, inspira e desafia - e é trazida à vida como nunca antes nesta exposição inovadora.

Como você lê um mangá?

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O mangá é produzido em muitos formatos diferentes, incluindo agora aqueles feitos para dispositivos móveis, o que permite adaptá-lo como você deseja lê-lo (mangá keitai). Tradicionalmente, os mangás são lidos de trás para frente e do canto superior direito para o canto inferior esquerdo de uma página. Os formatos incluem o mangá simples de quatro painéis (yonkoma), visto principalmente em jornais ou telefones celulares, compêndios de revistas de artistas de mangá serializados (shūkanshi, gekkanshi) e encadernados individuais de mangás ou autores específicos (tankôbon). Há também fanzines ou histórias em quadrinhos publicadas independentemente e criadas por fãs (dōjinshi).

Já na segunda zona, "Power of Storytelling", (Poder de contar histórias) analisa a narrativa visual em mangá, incluindo um espaço de leitura e experiências digitais; estes incluem uma versão virtual do "Comic Takaoka", uma das mais antigas livrarias de mangá do Japão.

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Chegamos na terceira zona, "Mundos vistos e invisíveis", explora os gêneros mangás.

Quais são os gêneros de mangás?

A classificação das mangas por gênero torna-se extremamente difícil, dada a riqueza de produção japonesa, na qual uma mesma série pode abranger vários gêneros e sofrer mutações ao longo do tempo.

  1. Nekketsu : tipo de mangá em que as cenas de ação, onde os personagens defendem os valores da amizade e do treinamento. Exemplos: Dragon Ball, Hokuto no Ken, One Piece, Bleach, Naruto, Saint Seiya.
  2. Spokon : mangá esportivo. O termo vem de contração da palavra inglesa "sport" com a japonesa "konjō" que significa "coragem". Exemplos: Inazuma Eleven, Eyeshield 21, Captain Tsubasa
  3. Gekiga : mangás adulto e temas dramáticos Exemplos: Lobo Solitário, Crying Freeman, A Lenda de Kamui.
  4. Magical Girl : meninas ou rapazes que têm algum objeto mágico ou poder especial. Exemplos: Sailor Moon, Sakura Card Captor, Mahou Shoujo Madoka Magica, Black Rock Shooter.
  5. Yuri : história de amor entre meninas. Exemplo: Kannazuki no Miko.
  6. Yaoi : história de amor entre homens. Exemplo: Sekai-ichi Hatsukoi.
  7. Harém : rapaz cercado de garotas. Exemplo: Love hina, Negima!.
  8. Mecha : os robôs têm presença significativa em muitas ocasiões gigantes e tripulada por seres humanos. Exemplos Tengen Toppa Gurren Lagann, Gundam, Code Geass e Escaflowne.
  9. Hentai, Seijin Mangá ou Ero-Mangá: mangás pornográficos, a maioria, heterossexual.
  10. Aniparo: paródias de animes, mangás entre outros, muito comum em dōjinshis.
  11. Jidaimono: Mangá histórico. Exemplo: Lobo Solitário.
  12. Jôhô Mangá: Mangá educativo.

Por isso é bem comum para os fãs de mangás, em vez de usar as classificações por gênero, classificarem os títulos pela demografia.

  1. Kodomo , destinado a crianças de tenra idade.
  2. Shonen , destinado a garotos adolescentes.
  3. Shoujo , destinado a garotas adolescentes.
  4. Seinen , destinado a homens jovens e adultos.
  5. Josei , destinado a mulheres jovens e adultas.

Qual a diferença de mangá de menino e menina?

Há diferentes vertentes de mangá para o público masculino e feminino. mangá "Shōnen", destinado a homens jovens, tende a se concentrar em ação e aventura enquanto mangá "shōjo" é destinado a mulheres jovens e se concentra em romance e relacionamentos. No entanto, há crescente cruzamento em linhas de enredo, assunto e gênero dos protagonistas. O mangá "Shōjo" pode incluir histórias de relações homossexuais masculinas, conhecidas como "boys love" ou BL e ainda assim não seria classificado na demografia "Yaoi".

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Higashimura Akiko é uma brilhante jovem artista de manga shōjo. Fortemente influenciada pelos mangás shōjo da década de 1980, ela é conhecida por títulos voltados para mulheres jovens. Entre eles o premiado "Princess Jellyfish" (foto acima), que foi transformado em uma série de anime e atualmente está sendo traduzido para o inglês. O Princess Jellyfish foi publicado e serializado pela Kodansha como resultado da demanda dos fãs.

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"Hagio Moto" é pioneira no mangá shōjo - e mestre em incluir profundidade emocional e sofisticação em suas histórias. Entre seus clássicos de mangá está a série Poe Clan, que continua empolgando depois de 40 anos. A história gira em torno de uma família secreta de vampanellas (vampiros) na Europa dos séculos XVIII-XX, com imagens lindamente desenhadas que o levam a uma realidade oculta e perigosa. No início de 2018, ela recebeu uma rara homenagem no Grande Teatro Takarazuka pela produção deste trabalho, para a grande alegria da base de fãs de Hagio. E a partir de maio de 2018 na "shōjo magazine flowers", cuja capa você vê acima (foto), começaram a publicar o mangá com sua nova história sobre o tema, após 40 anos do fim da série.

A quarta zona analisa o papel do mangá na sociedade, incluindo fandom, participando de evento "Comiket" e seus cosplayers.

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Foto acima mostra onde acontece o "Comiket" (pronúncia, Komiketto), também conhecido como Comic Market (pronúncia, Komikku Māketto), este evento é a maior feira de dōjinshi do mundo, que acontece duas vezes por ano em Tóquio, Japão. A primeira edição da Comiket aconteceu em 21 de Dezembro de 1975 e contou com a presença de 32 círculos participantes e cerca de 600 visitantes. Atualmente o número de visitantes chega a ultrapassar a faixa de meio milhão de pessoas.

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AS fotos acima mostram os "Cosplayers", que é a arte de se transformar em um personagem utilizando de maquiagem, interpretação, vestuário e demais técnicas exigidas pelo alter ego do artista ou do personagem que está interpretando. Cosplayers são entertainers que podem fazer uso de sua arte cosplay com finalidade de hobby ou profissional, porém, acima de tudo, cosplayers são artistas completos da sociedade contemporânea.

A quinta zona consiste de exposições ao longo das paredes de 70 metros de comprimento nas Galerias de Exposições Sainsbury. essas exibições mostrarão os desenhos originais de grandes artistas e versões explodidas de seus personagens famosos. Entre os artistas representados estarão Keiko Takemiya (em direção ao Terra) e Katsuhiro Otomo, além de uma cortina de Kabuki de 17 metros de 1880.

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Keiko Takemiya, nascida em 13 de fevereiro de 1950 é uma mangaká japonêsa e atual presidente da Universidade de Kyoto Seika. Ela reside em Kamakura, distrito de Kanagawa. Ela faz parte de um seleto grupo do sexo feminino do início dos anos 1970 que ajudou a mudar o mangá shoujo de ser criado por autores do sexo masculino para ser criado por autores do sexo feminino. Como parte desse grupo, Takemiya foi pioneira em um gênero de histórias em quadrinhos para meninas sobre o amor entre jovens homens; em dezembro de 1970, ela publicou um conto, "In the Sunroom", em Bessatsu Shōjo Komikku, que é possivelmente o primeiro mangá "Boys'Love" publicado e contém o mais antigo beijo entre homens conhecido no mangá shōjo.

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Katsuhiro Otomo é um autor de mangá e diretor de anime. Katsuhiro-Sama é conhecido por ter criado o mangá Akira (1982-1990) e sua adaptação de anime que são extremamente famosas e influentes. Katsuhiro-Sama também dirige filmes live-action, como a adaptação do mangá Mushishi (2006).

Em 2005 ele foi condecorado como cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras da França e promovido a oficial da ordem em 2014, e se tornou o quarto mangaká introduzido no Eisner Award Hall of Fame em 2012. Além disso foi premiado com a Medalha de Honra do governo japonês em 2013. Katsuhiro-Sama mais tarde recebeu o prêmio Winsor McCay no 41.º Annie Awards em 2014. Em, 29 de janeiro de 2015, Katsuhiro-Sama foi nomeado vencedor do Grand Prix do Festival de Quadrinhos de Angoulême na França, tornando-se o primeiro mangaká a vencer a premiação.

A última zona será sobre os limites de expansão do mangá, incluindo mangá de vanguarda, cujo esses trouxeram técnicas, ideias e conceitos novos, crossovers com outras mídias, jogos (com foco em Pokémon) e a influência do mangá internacionalmente e sua popularidade.

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Um exemplo particularmente popular de Manga é ONE PIECE, de "Oda Eiichiro", que conta as aventuras de um menino cujo corpo tornou-se emborrachado depois de comer Gum-Gum-Fruit (fruta do Diabo, são frutas que concedem poderes especias) e que viaja pelo mundo em um navio pirata em busca de um tesouro inestimável, o Lendária ONE PIECE. Criado para a editora Shueisha em 1997, ainda está forte e já recebeu 91 volumes de encadernados (tankōbon). ONE PIECE tem mais de 440 milhões de livros em circulação em todo o mundo, tornando-se o mangá mais vendido de todos os tempos e ganhando um lugar no Guinness Book of World Records.

Matéria traduzida e adaptada por Animes e games. Se você quiser ver o texto original, e totalmente na íntegra acesse o blog do Museu Britânico, que usamos como inspiração para este artigo.

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