Já pensou controlar uma pequena civilização de porcos meio humanos, ao estilo de SimCity e elementos de Civilization? Então você deve conhecer Ymir, um game de estratégia e construtor de cidades, bem diferente com foco na economia e gerenciamento de recursos.

Em Ymir você terá ao seu controle uma facção de "Pigmen" (homens porcos) vivendo em um mundo online totalmente persistente. O jogo se passa em um servidor com no máximo 100 jogadores simultâneos, o que faz o game não ser considerado um MMORG.

O game contará também com um servidor tem tempo real para os jogadores que querem apenas jogar com os amigos de uma forma mais tradicional. O jogo trás consigo uma características dos jogos de navegador on-line, onde mesmo quando offline os seus cidadãos irão continuar produzir e consumir recursos.

O mundo do jogo é composto por várias regiões, cada uma com suas características próprias onde o jogador que colonizar uma zona e construir sua cidade lá, terá diferentes recursos para utilizar e explorar. Cada zona é gerada processualmente para coincidir com a região do mapa mundo.

Há 8 tipos de climas, 4 tipos de relevo, e elementos naturais como rios, lagos, pântanos, costas, etc... Você irá encontrar recursos específicos em cada clima, como azeitonas no mediterrâneo, maçãs no norte, cacau em áreas tropicais, minérios, animais selvagens ou plantas cultiváveis, cada um correspondente ao tipo de clima de sua zona.

Em Ymir você inicia com uma tribo no final do Neolítico, e deve desenvolver sua civilização, descobrindo novos conhecimentos e tecnologias, construindo novas cidades, reunindo recursos e interagindo com os outros jogadores.

aTJrZmF2VlJJMDQ=

Cuide bem de sua população

Sua população é um aspecto fundamental em Ymir, e está dividida em várias classes sociais (agricultores, artesãos, comerciantes, etc) cada classe tem suas próprias estatísticas, tais como saúde, qualidade de vida, felicidade, inteligência. E cada uma possui também necessidades e prioridades, como necessidades vitais (comida e água), seguido por necessidades de níveis, como móveis e roupas, e assim por diante, suprir suas necessidades é uma tarefa constante que deve ser sempre observada.

Ao suprir uma necessidade você estará afetando também o nível de satisfação e qualidade da classe, por exemplo, ao suprir a necessidade de alimentar, mas apenas alimentando seu povo com trigo, a satisfação de uma necessidade com diferentes tipos de recursos irá ser afetada negativamente. Assim você precisará de vários alimentos diferentes para suprir essa necessidade, como: carne, feijão, trigo, legumes, peixe... quanto mais variedade você fornecer melhor.

E caso sua população esteja dando trabalho, lembre-se, você não pode remover ela diretamente, ela se reproduz naturalmente e vai até gerar favelas se você não fornecer alojamentos suficiente, então a trate bem para não ter problemas.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvMi8wMDEwNzcuanBn

Um grande e complexo simulador econômico

A economia talvez seja o aspecto que diferencie Ymir de outros construtores de cidade. Aqui sua cidade produz riqueza material e essa riqueza é dividida entre cada classe social, dependendo de sua renda. Uma classe com maior renda irá monopolizar a maior parcela da riqueza, essa que determina quais os recursos que essa classe pode se dar ao luxo de comprar.

A renda de uma classe social é baseado em quantos recursos eles vendem, por exemplo, os agricultores vendendo o seu alimento no mercado para a população, os mineiros vendendo pedras para o jogador para criar novos edifícios. O preço de cada recurso é dinâmico, com base na oferta e procura dentro de sua sociedade. Assim, não há nenhum recurso predeterminado como "caro", se você tem uma pequena elite de pigmens ricos em sua cidade e só produzem uma pequena quantidade de cerâmica, aquele produto provavelmente vai ajustar seu preço para maximizar os benefícios e se tornará caro, disponível apenas para aqueles ricos, assim que começar a produzir um monte do mesmo recurso, vai fazer com que a oferta aumente do produto, e consequentemente fazendo o preço cair.

Você terá controle sobre sua economia através das tecnologias, podendo influenciar tanto no fornecimento de ajuda social para as classes sociais, e também ajustando impostos (IVA, imposto de importação/exportação), vender diretamente, ou até usar intermediários, que irão vender os produtos e tirar uma porcentagem pra si.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubWFkaW5maW5pdGUuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvMi8wMDEwNzguanBn

Sua cidade e construções

Possuindo tantos recursos, é inevitável que sua cidade conte com vários edifícios para produzirem e reunirem tudo, há uma grande variedade de armazéns, vendas, prédios, e outros que podem ser construidos e atualizados, dando uma bela e rica visão a sua cidade.

Cada edifício irá evoluir ao longo dos vários níveis, melhorando a eficiência e produção de recursos. Alguns edifícios podem criar anexos, dando produção adicional. Como por exemplo um "campo" que pertence ao edifício "Fazenda", que pode ter anexos variados, como mineração, fundição ou pedreira.

Mas cuidado nem sempre mais é melhor, as vezes você vai estar em uma situação onde a distribuição de mais recursos específicos vai desequilibrar sua sociedade, e entender como as coisas funcionam é uma parte fundamental do jogo que irá diferenciar os bons dos maus jogadores.

Política, Diplomacia e GUERRA

Se você está apenas interessado em construir uma cidade pacífica ou um império enorme, a diplomacia será o núcleo de seu jogo. Você terá uma ampla gama de ferramentas diplomáticas, como tratados de paz, homenagens, impostos, direito de passagem, ser um subordinado, e muito mais.

Os jogadores poderão se unir em uma facção única e decidir até onde querem ir unidos. Se irão construir um reino completamente centralizado compartilhando impostos, tecnologias e diplomacia ou apenas uma federação de jogadores independente agindo em conjunto.

Não haverá limites para o comportamento do jogador, todos vão ser autorizados assim que começar a jogar, a chantagear, ameaçar, pilhar ou atacar alguém. Lidar com essas situações é o que o jogo se propõe, você poderá enfrentar um oponente mais avançado, convencê-lo a parar, se unir com outras facções, imigrar, tornar-se vassalo de outro adversário igualmente forte, entre outros, faça o que for necessário para sua civilização prosperar.

No entanto se você quer ser um imperador tirano que oprime as demais civilizações, saiba que manter um exercito será caro, irá exigir adultos do sexo masculino, equipamentos, salários e reposições constantes, diminuindo assim o crescimento do seu reino.

Suas tropas poderão ser criadas com qualquer combinação de unidades que quiser, cada exercito será único. Você poderá criar caravanas comerciais, com unidades com mulas, carros, operadoras e alguns soldados como escolta. Você pode criar expedições de um colono recrutando famílias e recursos de carga na unidade para colonizar uma nova área. Ou você pode simplesmente criar um exercito regular composto por arqueiros, cavalaria e até mesmo mamutes montados.

Suas defesas poderão ser criadas e organizadas com uma grande variedade de ferramentas, modificando o terreno, construindo plataformas elevadas e paredes, torres, pontes, portas, escadas, ou simplesmente escolhendo um terreno com vantagens naturais, como uma ilha no meio de um rio. Você também poderá personalizar suas tropas defensivas, bem como o comportamento em batalha.

Quando dois exércitos inimigos se reunir em um mesmo azulejo, eles irão desencadear uma batalha que pode ser testemunhada em tempo real. Ao contrário de muitos jogos online, essas batalhas não são instantâneas e aliados podem reforçar os exércitos durante a batalha. Tropas que estiverem lutando irão levar em consideração a elevação do terreno, agua, edifícios e fortificações existentes como paredes. Eles podem atravessar rios com botes e escalar falésias ou paredes com escadas, embora isso leve bastante tempo, os tornando vulneráveis ao fogo inimigo. Todas as tropas são controladas pela IA durante a batalha entre si.

dTlvUzlCY3BmbjQ=

Várias inspirações

Ymir tem inspiração em vários jogos, como Civilization, Faraó, Anno, Age of Empires, Travian, Ogame. Se você tem interesse em algum destes games, certamente Ymir irá lhe agradar.

Os desenvolvedores prometem que o jogo será sempre livre de qualquer pay-to-win, possuindo apenas uma conta premium, que irá proporcionar melhorias cosméticas, mas que nunca irá ganhar benefícios para se sobressair sobre jogadores não-premium.

Slide https://www.madinfinite.com/images/big/2/001076.jpg;;;https://www.madinfinite.com/images/big/2/001075.jpg;;;https://www.madinfinite.com/images/big/2/001074.jpg;;;https://www.madinfinite.com/images/big/2/001069.jpg;;;https://www.madinfinite.com/images/big/2/001070.jpg;;;https://www.madinfinite.com/images/big/2/001071.jpg;;;https://www.madinfinite.com/images/big/2/001072.jpg;;;https://www.madinfinite.com/images/big/2/001073.jpg

Ymir é um projeto de um homem só, então seu desenvolvimento é lento.

O próprio desenvolvedor diz que é provável que o jogo permaneça para sempre como um trabalho experimental em andamento e nunca atinja a qualidade, estabilidade e otimização de um produto acabado. E indica a quem tem interesse em adquirir, que o faça somente se achar que vale a pena agora, e não se basear em expectativas futuras. Ele também fala que pode ser jogado solo, mas o foco principal desde jogo é o multiplayer.

Mesmo assim, minhas expectativas para o game são boas, e pelo material mostrado até agora já me chamou a atenção para ao menos testar e ver o que é oferecido no projeto.

Ymir será lançado 18 de março na Steam.

madinfinite
MadInfinite #madinfinite
Administrador
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Veja algumas listas que você pode gostar:
expand_less