Para quem ainda não conhece a obra, "Vinland Saga" é um mangá escrito e ilustrado por Makoto Yukimura, classificado como Seinen e que começou a ser serializado na Weekly Shōnen Magazine, depois na Afternoon e os capítulos são compilados e publicados em volumes de formato tankōbon pela editora Kodansha. No Brasil, a série é licenciada e publicada pela editora Panini Comics desde 2014.

O texto abaixo contém trechos da história

Na nossa análise queremos além de analisar o conteúdo em si, instigar você leitor a acompanhar a obra. Quando comecei a assistir "Vinland Saga" logo no início quando vemos Thors, um capitão de uma unidade do exército denominado "JomsVikings", cortando e fatiando seus inimigos, a comparação com o personagem Guts de Berserk me veio de imediato a cabeça. Mas as semelhanças param por ai, Thors por razões foge do campo de batalha se refugiando na Islândia.

O anime é uma ode a mitologia nórdica, com citações a Odin (O pai de todos) e Jörmundgander (A serpente do Mundo). Thorfinn filho de Thors escuta de Leif Ericson sobre uma terra em um novo continente onde é quente, fértil, sem escravidão e guerras denominada Vinlândia. Thorffin por sua vez fica encantado com esta terra e quer velejar para lã imediatamente.

Posteriormente o exército JomsVikings após 15 anos, descobrem onde Thors se refugiou e vem buscá-lo. Ameaças são feitas contra a aldeia para que ele aceite a oferta, o intuito de JomsVikings é contar com o grande "Thors o Troll" novamente em sua unidade na guerra que estar por vir da Dinamarca contra a Inglaterra. O anime é ambientado na região de Danelaw no início do século XI.

A animação é feita pelo Wit Studio (Shingeki no Kyojin) e dispensa comentários, para mim ao lado da Mad Studio, os melhores. A música da opening é bem atrativa e os efeitos sonoros impecáveis. Pelo pouco que vi (é tão bom que três episódios são pouco), juntamente com a sinopse, já dá para imaginar o que nos espera nos próximos episódios, acho que Vinland Saga merece sim nossa atenção, por trazer em enredo em uma mitologia riquíssima, juntamente com fatos históricos e uma ambientação impecável.